Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

Amizade e perseverança salvam a vida do gatinho Molenga (Histórias do Publicão)

O gato Molenga, de 16 anos, chegou ao Serviço Veterinário da Anclivepa-SP, ontem, dia 09 de agosto. Segundo o Proprietário Luiz Carlos, foi a “última opção de vida para o seu animal”.

Com diagnóstico de insuficiência renal, o gatinho chegou a ser levado algumas vezes ao veterinário, mas, devido à idade avançada e a falta de recursos financeiros para tratá-lo, em todas às vezes lhe foi sugerida a eutanásia. Luiz nunca aceitou eutanasiar Molenga. “Eu sentia que ele tinha chances. Ele só precisava de alguém que se dedicasse e que quisesse cuidar dele de verdade. E eu queria cuidar, não queria matá-lo para me livrar do problema”, explicou.

Há duas semanas, Molenga recebe água e comida com ajuda de uma seringa, pois não consegue se alimentar sozinho. E apesar disso, Luiz afirma que, para ele, não é um sacrifício cuidar de seu amigo.

Atualmente desempregado, Luiz Carlos deixou claro que não se importava em gastar o pouco que tinha, ou ficar até sem comer para ajudar seu amigo Molenga, porém, com todos seus esforços, os recursos não eram suficientes e as propostas de eutanásia aumentavam. “Até que o próprio veterinário que tinha me atendido, me indicou o hospital veterinário público. Disse que existiam algumas burocracias, mas que já que eu não tinha condições, deveria tentar. E eu disse: Vou tentar, claro que vou. Faço o que for preciso por ele”, contou.

Então, Luiz o levou ao Serviço Veterinário da Anclivepa-SP. “Fui atendido, ele passou por exames e ninguém me falou em matá-lo. Era disso que ele precisava de alguém que quisesse cuidar dele, que olhasse para ele como uma vida, que merece uma chance, mesmo já estando velho”.

Molenga realizou exames de ultrassom, hemograma e glicemia e teve diagnóstico de hepatonegalia (fígado aumentado), desidratação moderada, além da insuficiência renal. “Aqui ele teve a oportunidade de fazer exames e descobri coisas que eu nem sabia que tinha. Mesmo que tenha ficado “madrugando” na fila, valeu à pena”, brincou Luiz Carlos, que elogiou a transparência do atendimento: “Eles não alimentaram esperanças do que não podia ser feito. Foram claros do que era possível e estão fazendo o possível para salvá-lo. Eu sabia que ele tinha chances e jamais o mataria, estamos há tanto tempo juntos, 16 anos, não são 16 horas ou 16 dias”, finalizou.

O gatinho Molenga está no 2º dia de tratamento com fluidoterapia e já apresenta significativas melhoras. O animal permanecerá em tratamento e avaliação diária.

O Primeiro Hospital Público do Brasil, apelidado de Publicão, nasceu de uma emenda do vereador Roberto Tripoli (PV), que também participou de projetos como a fiscalização e o combate ao comércio ilegal de cães e gatos, da implantação Merenda Vegetariana em Escolas Públicas e outros projetos voltados para a Proteção Animal.  A novidade surgiu como utopia para os céticos, mas em julho deste ano, o projeto foi posto em prática pela Prefeitura de São Paulo.

A unidade, que é administrada pela Anclivepa (Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo), fica na Rua Professor Carlos Zagotis, 3, bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo e funciona de segunda a sábado das 7h às 19h. De acordo com a diretoria, os atendimentos são preferenciais à população de baixa renda, sendo assim, os atendidos passam pela triagem de uma assistente social. Para mais informação, ligue 11 2667-7795 / 11 2667-7804 / 11 2667-7789 / 11 2667-7793.

Elaine Paiva

Anúncios

3 pensamentos sobre “Amizade e perseverança salvam a vida do gatinho Molenga (Histórias do Publicão)

  1. Que lindinho!! Parabéns por cuidar tão bem do seu animalzinho 🙂

    • ola adorei sua matéria ,e adorei as fotos mto obrigado pela matéria e espero q no mundo aja + pessoas como voces grato luiz e molenga

  2. parabéns ao Luiz Carlos, esse é dono!! parabéns a todos q criaram o Publicão e a reportagem!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s