Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

08/08/2008 – Avenida Conselheiro Carrão tem projeto de Revitalização – edição 85

Por Elaine Paiva

A Avenida Conselheiro Carrão, que se estende do viaduto Antonio Abdo até a Avenida Dezenove de Janeiro deve ser revitalizada. O projeto, que é uma iniciativa de Vicente de Paula Marques, subprefeito de Aricanduva/Carrão/Vila Formosa foi apresentado durante um evento no dia 29 de julho e tem como principal objetivo modernizar os 3.270 metros de extensão da via e atrair um número maior de empreendimentos comerciais e residenciais.  

Entre as propostas do projeto, apresentado pelo engenheiro Vagner Landi e pela arquiteta urbanista Paula Zanelato, estão a criação de faixas exclusivas de ônibus, duas pistas de fluxo para veículos, a construção de calçadas padronizadas para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o plantio de arvores, a retirada de canteiros internos, a instalação de lixeiras e o ponto mais polêmico: O alargamento da via, que deve acarretar a desapropriação de imóveis numa área que vai da rua Valente Xavier até o viaduto Antonio Abdo, um total de 8,9 mil metros quadrados.

A área, que deve ser desapropriada está avaliada em R$ 19 milhões e segundo a arquiteta Paula Zanelato, cerca de 60% dos imóveis do local estão degradados, 30% fechados. A criação do corredor de ônibus deve impossibilitar o estacionamento próximo às calçadas, o que vem causando preocupação entre os comerciantes locais, que receiam queda nas vendas, mas de acordo com o engenheiro, o aumento de empreendimentos na região deve favorecer a criação de estacionamentos particulares, além disso, o projeto não está fechado e pode ser mudado a qualquer momento.

No evento de apresentação do projeto, que aconteceu na sede da Associação Comercial, Distrital do Tatuapé, estiveram presentes 80 pessoas, entre elas algumas autoridades e lideranças da região como o vereador Gilson Barreto, o subprefeito Vicente de Paula Marques, o presidente do Fórum Urbanístico da Mooca, Antonio Chiarotto e Roberto Munhoz, presidente do G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé.

Ao final da apresentação, o diretor superintendente da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, Dr. José Garris Del Valle ofereceu um coquetel aos convidados. “Considero esse projeto uma proposta válida que merece a atenção de toda população. A Conselheiro Carrão é um importante eixo de ligação entre os bairros. Além disso, a revitalização deve atrair grandes empreendimentos comerciais e residenciais e tem ainda o propósito de melhorar o trânsito da região”, comentou Del Valle.

A proposta foi enviada, no dia 16 de junho para a Coordenadoria de Projetos e Obras da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana (Siurb) e de acordo com Paula Zanelato haverá uma audiência pública, ainda sem data marcada, na qual serão discutidas diversas questões referentes ao projeto, com a participação da comunidade.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=543&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s