Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

08/08/2008 – Delegado titular do 30º DP do Tatuapé fala sobre o alto índice de roubo e furto na região – ed. 85

 Por Elaine Paiva

O Tatuapé é considerado um ótimo lugar para morar e, no próximo ano, deve receber cerca de 50 mil novos moradores, que buscam por conforto em um lugar com boas escolas, faculdades, shopping centers e fácil acesso a vias importantes de São Paulo. Porém, o bairro ainda sofre com o grande número de roubo e furto de automóveis.

Segundo o delegado titular do 30º Distrito Policial, Ítalo Miranda Junior, o fato de o bairro oferecer um bom padrão de vida é exatamente o que favorece este tipo de delito. “Aqui é uma área nobre, o poder aquisitivo é maior e os veículos também mais novos, mais caros e isso chama muita a atenção e ocasiona o crime contra o patrimônio como o furto de veículo”, conta o delegado, que diz ainda que a maior parte dos furtos de automóveis acontecem no período da noite, quando as pessoas voltam para casa ou quando deixam seus veículos estacionados na rua. “Os bares e restaurantes estão se proliferando a cada dia. A vida noturna aqui é muito intensa e os furtos acontecem porque as pessoas insistem em deixar seus veículos estacionados na rua ao invés de procurar um estacionamento”, explica.

  O 30° DP atende cerca de 60 ocorrências por dia e, dentre essas, uma que divide espaço com o roubo e furto de veículos é a ocorrência de furto de pequenos objetos e carteiras, que acontecem nas estações de metrô e shopping centers. A estação Tatuapé está entre as 5 mais violentas e concentra 7% das ocorrências ocorridas no sistema metroviário de São Paulo. “Temos duas estações aqui, a do Carrão e a do Tatuapé, e na região que cobrimos são três shopping centers, por isso acontecem muitos furtos de carteira, perda de documentos e objetos. O grande fluxo e a falta de atenção das pessoas favorecem isso”, explica o delegado. Segundo ele, essas ocorrências acontecem principalmente em horários de pico, no período da manhã e da tarde e maioria delas não é registrada por moradores e sim por visitantes, pessoas que passam pelas estações para irem ao trabalho, escola ou às compras. E no caso do furto de automóveis, pessoas que vêem de outros bairros para freqüentar bares e restaurantes.

À frente do distrito há um ano, o delegado considera a região tranqüila se comparada a outras regiões da zona leste, porém admite que o alto índice de roubo e furto de veículos ainda é o maior problema, já que o bairro tem poucas ocorrências de homicídios e com as “blitz” ocasionadas pela “lei seca” uma considerável redução no número de acidentes de trânsito. Ele acredita que a polícia tem feito um bom trabalho, mas pretende intensificar ainda mais o policiamento e para isso conta com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) como aliado. “Para combater o furto de autos só tem uma medida: o policiamento ostensivo. Isso inibe não só o furto de veículo, mas qualquer ação delituosa. Queremos dar uma sensação de segurança a população e, nisso o Conseg será um ótimo aliado para a polícia, porque, lá nós temos a oportunidade contato direto com pessoas que são da comunidade, que nos mostram a prioridades”, encerra.

Dr. Ítalo Miranda Junior está há 38 na polícia e já esteve à frente de diversos distritos no interior e na capital de São Paulo, inclusive esteve por quatro anos como delegado titular do 13º DP (Casa Verde), e foi um dos responsáveis pela investigação do caso do cirurgião plástico Fahah Jorge Fahah, de 53 anos, acusado de matar e esquartejar a ex-namorada em janeiro de 2003.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=541&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s