Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

08/08/2008 – Moradores querem subprefeitura no Tatuapé – edição 85

 Por Elaine Paiva

Alguns moradores, comerciantes e lideranças do Tatuapé exigiram, durante a última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a criação de uma subprefeitura no bairro. Atualmente, o Tatuapé é atendido pelas subprefeituras Aricanduva/Vila Formosa e Mooca, e segundo os moradores, o bairro seria mais bem assistido se pudesse contar com uma subprefeitura independente e que desse mais atenção a assuntos como a limpeza do bairro e a fiscalização do comércio informal e irregular  nas calçadas.

Em entrevista ao jornal Fato Paulista, o presidente do Conseg Dagoberto Resende disse que concorda que é realmente viável a criação de uma subprefeitura no bairro, porém há restrições. Dagoberto acredita que a subprefeitura da Mooca tem feito um bom trabalho, concorda que o orçamento dividido prejudica o Tatuapé, mas afirma que o bairro tem um crescimento considerável em relação aos outros bairros da zona leste, além de ser um dos maiores arrecadadores de impostos. Por isso, a subprefeitura independente não é uma prioridade e há tempo bastante para que se pense com cuidado no assunto.

Dagoberto Resende disse ainda que há muita coisa a ser analisada antes da criação de uma subprefeitura. Como, por exemplo, os verdadeiros fins para o qual ela seria instalada. “Temos que visar os interesses do bairro, nunca os interesses pessoais. Muitas pessoas querem criar subprefeitura para fins eleitoreiros. Precisamos analisar a infra-estrutura do bairro, a estrutura para a contratação de pessoas, e também tem que haver um consenso entre a prefeitura e os 55 vereadores”, ressaltou o presidente do Conseg, que fez criticas ao plano direto estratégico feito por Marta Suplicy (criação de 31 subprefeituras). “Foi um plano feito da noite para o dia, e não pode ser assim. Deve haver uma nova subprefeitura sim, mas tudo deve ser pensado com cuidado”, explicou.

 

Vereadores se posicionam referente a criação da Subprefeitura do Tatuapé

 

De acordo com o vereador Adilson Amadeu, não só o Tatuapé, mas outros bairros como Brás, Pari e Canindé devem ter subprefeituras independentes, sendo desvinculados da Mooca, porém o vereador não tem uma análise totalmente formada a respeito da criação da subprefeitura do Tatuapé. O Candidato à prefeitura, Geraldo Alckmin declarou em sua campanha que São Paulo necessita de mais 30 subprefeituras e segundo Adilson Amadeu, se isso ocorresse, seria favorável também à criação da subprefeitura no bairro.

Para vereadora Myryam Athiê, a criação de uma Subprefeitura no Tatuapé seria de extrema importância para seus moradores. Mas diz que a idéia não é nova e gostaria que isto não se transformasse em um “factóide pré-eleitoral”. A vereadora conta que há alguns anos encabeçou esta iniciativa e recolheu 130 mil assinaturas para a criação da subprefeitura no Tatuapé, porém as outras lideranças (talvez as mesmas que hoje pedem sua implantação) preferiram, na época, defender seus próprios interesses e nada fizeram. “Mas não terei problemas em retomar o tema. É importante sim e também viável, embora não seja simples”, disse a vereadora.

Questionado sobre o assunto, o vereador Gilson Barreto informou que já é autor de um projeto de lei neste sentido. Segundo o vereador, um bairro em crescimento constante, como o Tatuapé, requer atendimento especial do Poder Público. Sendo assim, torna-se imperiosa e emergencial, a criação de Subprefeitura específica, pois as demandas próprias do bairro sobrecarregam as subprefeituras da Mooca e Aricanduva, atualmente responsáveis pelo atendimento da região. Gilson Barreto afirma que criar uma subprefeitura no Tatuapé seria corrigir um erro do passado, pois a mesma já existiu com administração regional e foi revogada pelo poder público.

No dia 18 de Agosto haverá uma nova reunião para a discussão do tema. O encontro acontecerá às 20 horas, no Colégio Amorim, Rua Cantagalo nº. 339, no Tatuapé.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=542&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s