Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

14/04/2008 – Siurb faz reunião para esclarecer pontos obscuros das obras de canalização do córrego Aricanduva

 

A Secretaria de Infra Estrutura Urbana e Obras (SIURB) e membros do conselho da APA Parque e Fazenda do Carmo se reuniram dia 09 último na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para esclarecer algumas dúvidas e discordâncias com relação às Obras de Combate as Enchentes na Bacia do Aricanduva, que começaram em setembro de 2007 e está na sua 3ª fase. Estiveram presentes na reunião 25 pessoas entre elas o subprefeito de São Mateus, Dr. Clóvis.

O Secretário Municipal do Verde Eduardo Jorge e o Secretário Adjunto da Siurb, Marcos Rodrigues Penido, apresentaram os detalhes do projeto, que tem como finalidade a diminuição das enchentes no verão de 2009 e a criação de um parque linear, uma espécie de projeto para recuperar a vegetação, desde o inicio da Avenida Rio das Pedras até a Avenida Ragueb Chofi, além da proposta de uma área de lazer no local.



De acordo com membros da APA, as obras são “um enigma”, já que o projeto não foi apresentado com antecedência e também não foram discutidos os impactos que a região sofreria em função das obras , como é de costume. Além disso, diversos materiais foram removidos sem necessidade, dado notado claramente por quem circula pela região. Outra questão levantada foi o fato de o espaço ser pequeno para a construção de uma área de lazer, sem contar o perigo da proximidade com uma avenida que possui tráfego intenso.

Marcos Rodrigues disse que ” o projeto está licenciado para execução, e a versão original já foi mudada, a pedido do Secretário Eduardo Jorge, para que sejam revistas obras próximas à região da APA do Carmo”. O Secretário ainda acrescentou que o projeto pode ser mudado a qualquer momento, “tudo pode ser discutido e refeito, o parque linear é uma mera sugestão da Siurb, uma questão de aproveitamento, a maior preocupação é o cumprimento das obras por uma questão social. As perdas que se tem com as enchentes são incalculáveis”, completou.

Em um ato de bom senso, o Secretário Eduardo Jorge admitiu que o erro da não discussão do projeto com a APA foi da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que autorizou a execução das obras levando em conta apenas a questão da urgência no combate das enchentes e deixando de lado outras questões. Eduardo Jorge reconheceu que os membros da APA deveriam ter sido consultados. “Eu quero pedir desculpas formalmente ao conselho, mas isso é uma coisa que eu não posso corrigir. Já foi feito e a Siurb está com a licença em dia, tanto a Estadual como a Municipal”, explicou o secretário.

A finalização das obras está prevista para o primeiro semestre de 2009. Uma nova reunião entre Siurb, APA e Secretaria Municipal do verde, está marcada para o dia 17 abril, no casarão, Parque do Carmo.
http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=303&Itemid=39

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s