Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

14/07/2008 – Panificadora Marengo, 38 anos de tradição no Tatuapé – edição 83

Por  Elaine Paiva

A Panificadora Marengo, foi fundada há 38 anos no bairro do Tatuapé pelo imigrante Alfredo Lopes de Campos, que recém chegado de Portugal, decidiu em parceria com sua esposa, montar uma pequena indústria de panificação.  Com o tempo, a dedicação, e o envolvimento total da família, o crescimento foi inevitável e atualmente a panificadora é grande referência no bairro. “A família toda trabalha aqui. Conseguimos tudo isso trabalhando duro. Muito trabalho mesmo. Todos os dias nós acordamos para matar leões”, conta Rogério Campos, 35 anos (filho de Alfredo e um dos proprietários da panificadora).

Localizado na esquina da Rua Francisco Marengo, com a Rua Serra de Bragança, o estabelecimento, que funciona das 5h00 à meia-noite, atende cerca de 2.000 clientes por dia, atraídos pela diversidade de serviços oferecidos, entre eles café da manhã, almoço self-service com 16 pratos frios e 10 pratos quentes, encomenda de bolos e salgados para festas, cofee-break para empresas, vinhos e queijos finos, rodízio de sopas a partir das 19h00, rodízio de pizzas doces e salgadas (marca registrada da casa), além de estacionamento com manobrista e serviço de entrega em domicílio. “Hoje, padaria não é só para comprar pão. As pessoas tomam café, almoçam e compram o lanche da noite na nela. Então ela é uma continuação da casa do cliente, ele tem que se sentir em casa”, diz Rogério.

Porém o segredo do sucesso não está apenas na variedade de produtos, segundo Rogério a base para o crescimento é a atualização constante e o investimento no treinamento e capacitação dos funcionários. “Hoje são 80 colaboradores, que recebem treinamento constante. Nós procuramos Senac, Sebrae para que eles façam cursos. E também procuramos palestrantes para dar palestras aqui”, conta o empresário, que explica ainda, que o investimento no crescimento do funcionário quebra um pouco o preconceito. “Antigamente as pessoas tinham vergonha de falar que trabalhavam em padaria, hoje isso é diferente, 10% dos nossos funcionários são universitários. Eles têm possibilidades de crescimento aqui. Eles vêm em busca de uma carreira”, afirma.

Há um ano a Panificadora Marengo ganhou um “irmão”: O Viseu Confraria & Bar. O prédio fica em frente à panificadora e o nome da casa é o mesmo da cidade onde nasceu Alfredo Lopes de Campos, falecido há quatro anos. Inclusive, a panificadora funcionou durante 34 anos prédio que hoje abriga o Viseu. Rogério diz que o bar ainda é uma criança, mas espera seguir os mesmos passos da panificadora, rumo ao sucesso. “Estamos trabalhando muito para isso”, encerra.

 

 

Panificadora Marengo LTDA.

Rua Francisco Marengo, 699

Tatuapé – Fone: 2296-3399 ou 6193-0355

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=492&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s