Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

21/11/2008 – Santo andré – Deficientes físicos sofrem com falta de acessibilidade – edição 92

Por Elaine Paiva

Calçadas irregulares, ineficiência de transportes, falta de telefones públicos adaptados. Esses são alguns dos problemas citados por Alexandre Esteves Francisco, morador de Santo André, quando questionado sobre projetos voltados para pessoas com deficiência na cidade.

Segundo ele, que é “cadeirante”, a falta de acessibilidade para deficientes ainda é um grave problema em Santo André. “Até existem algumas iniciativas criadas dentro da Secretaria da Inclusão, mas não há na cidade um projeto específico para o deficiente físico, um projeto de acessibilidade”, conta.  

Alexandre diz ainda que há uma escassez de ônibus adaptados para deficientes, e que além da ineficiência do transporte oferecido, há uma falta de profissionais capacitados. “Devido ao itinerário que os poucos carros têm que fazer, eles demoram muito para levar e trazer os pacientes que fazem tratamento. Além disso, os próprios motoristas não são treinados para lidar com deficientes físicos, não têm habilidade para transportá-los”, explica o rapaz, que reclama também da falta de centros de reabilitação especializados na cidade. “Temos aqui só o Hospital Mario Covas, que tem um espaço muito bom de fisioterapia, mas não um centro de reabilitação completo”.  

Em 2007, Alexandre foi convidado para integrar o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) de Santo André e criou dentro do partido o PTB Integração, uma área destinada à criação de projetos específicos voltados para pessoas com deficiência. No ano de 2008, ele se candidatou a vereador e com uma campanha de três meses conseguiu 940 votos. “Achei uma votação expressiva para quem não tinha nenhuma atividade política” conta.  

Para o próximo ano, Alexandre, mesmo não tendo sido eleito, pretende apresentar junto à nova gestão da prefeitura de Santo André, projetos que resolvam pelo menos parte dos problemas enfrentados pelos deficientes da cidade. Segundo ele, a grande prioridade de seus projetos é fazer um levantamento sobre a maior área de concentração de deficientes, para que possa desenvolver os trabalhos de acordo com a demanda exigida.  

Entre as propostas apresentadas por Alexandre estão: A criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida em Santo André, centros de reabilitação e qualificação profissional para os deficientes, bibliotecas com livros em braile, centros de cultura, esporte e lazer, qualificação de profissionais para o atendimento de pessoas com deficiência, a creche do idoso, além de um trabalho paralelo com outras secretarias para tornar a cidade transitável para as pessoas com deficiência. “Esse vai ser um trabalho muito pioneiro aqui e começado praticamente do zero, porque tem muito pouca coisa nesse sentido”, explica Alexandre.  

Alexandre tem 32 anos, é formado em direito, trabalhou por algum tempo como coordenado de vendas de uma distribuidora de relógios, administrou durante cinco anos uma empresa de informática da família e atualmente trabalha em uma loja de pintura industrial e imobiliária com o irmão mais velho, na qual faz a parte comercial e administrativa. Ele conta que sempre levou uma vida o mais normal possível, já que as condições financeiras de sua família o favoreceram, e agora pretende proporcionar isso a outros deficientes da cidade.  

O projeto ainda não foi apresentado oficialmente à prefeitura, mas Alexandre está otimista quanto aos resultados. “Eu quero crer que vamos conseguir fazer um trabalho para que santo André possa se transformar em uma cidade modelo em acessibilidade, isso é muito necessário, já passou da hora”, encerra.



http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=785&Itemid=36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s