Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

28/07/2008 – ONG Promove Recreação de Férias No Tatuapé – edição 84

Por Elaine Paiva

A Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP), localizada no bairro do Tatuapé, está promovendo a Recreação de Férias AAFESP.

O evento reúne todas as quintas-feiras do mês de julho, das 10h00 às 17h00, 31 crianças cadastradas na associação e seus familiares para participarem de gincanas, brincadeiras, passeios, café da manhã, almoço e lanche da tarde. A ONG, fundada em 1993, no bairro de Cidade Patriarca, pela Dra. Berenice Kikuchi, é uma instituição sem fins lucrativos, que apóia e orienta os pais, familiares e pessoas com anemia falciforme, uma doença hereditária, prevalecente na população afro-descente. No Brasil a doença atinge 1 em cada 1000 pessoas na população geral, e 1 em cada 500 pessoas na população negra.

Atualmente, a instituição tem 380 pacientes cadastrados, para os quais oferece orientação e atendimento em ambulatório de enfermagem próprio. Além disso, promove reuniões todo segundo sábado do mês para acompanhar de perto o desenvolvimento de seus pacientes e ministra palestras e cursos para profissionais de educação e saúde, com o intuito de esclarecer pontos importantes sobre o diagnóstico e tratamento da anemia falciforme, doença ainda pouco conhecida. Para isso, conta com a ajuda de psicólogos, enfermeiros e uma equipe de colaboradores treinados.

Segundo a presidente da AAFESP, Silmara Assumpção, entre os principais objetivos da associação instalada no Tatuapé desde 2005, estão a qualidade de vida, a valorização e a elevação da auto-estima de seus pacientes, por isso a Recreação de Férias, é uma forma de oferecer entretenimento e diversão a essas crianças que não têm oportunidade de viajar ou passear nas férias. “Muitas mães de pacientes nossos reclamaram que não poderiam viajar nessas férias e também não teriam nenhum lugar para ir, então decidimos montar essa recreação para eles”, conta Silmara. “Em momentos de lazer com esse, as crianças se integram e esquecem os problemas acarretados pela doença, se divertindo”, completa Anderson Alves (coordenador da juventude AAFESP).

Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo

Rua Margarida de Lima, 18 – Tatuapé – Fone: 2225-3994

http://www.aafesp.org.br

e-mail: anemiafalciforme@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=522&Itemid=52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s