Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

06/02/2009 – Em entrevista coletiva subprefeito da Mooca “ desconversa” sobre a máfia dos fiscais – edição 96

Por Elaine Paiva

No dia 21 de janeiro, o atual subprefeito da Mooca, o coronel da reserva da polícia militar Rubens Casado, concedeu uma entrevista coletiva para se apresentar à imprensa e a população da região. Durante a ocasião Rubens falou sobre seus planos e ressaltou assuntos como lei cidade limpa, acúmulo de lixo e entulho, Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs) e fiscalização do comércio ambulante

 

De acordo com Rubens Casado, durante sua gestão, a subprefeitura colocará em prática ações de cumprimento da lei cidade limpa (lei contra a poluição visual no município de São Paulo que está em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2007, proposta e sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab), o subprefeito afirmou que intensificará a fiscalização e intimará os proprietários de calçadas e fachadas irregulares, os quais receberão orientações porém, multas só em último caso. “A subprefeitura fará um mutirão pontual para resolver isso”, disse. 

 

Sobre o acúmulo de lixo e entulho, o plano é que haja uma educação ambiental , para que a população – adultos e crianças. Rubens disse que é lamentável a quantidade de lixo e entulho existente na cidade, e que a prefeitura gasta muito para resolver esse problema. “É muito caro recolher lixo, nós temos que fazer uma educação ambiental para que as pessoas tenham vergonha de jogar lixo na rua”.  O subprefeito disse que já existem dois Ecopontos (local onde as pessoas podem jogar o lixo), um na Bresser e outro na Avenida Salin Farah Maluf, e mais dois devem ser construídos: um na Mooca e outro na Água Rasa. 

 

Já os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) devem continuar responsáveis pelos assuntos relacionados à segurança. O atual subprefeito reclamou que muitos assuntos pertinentes à subprefeitura são levados aos Consegs. O que é errado. “Os Consegs se transformaram em um balcão de reclamações da prefeitura”, disse Rubens, que disse ainda que será aberto um espaço na subprefeitura para discutir problemas do distrito, com reuniões duas vezes por mês. E as reuniões dos Consegs serão mantidas. 

 

Para Rubens Casado, o comércio ambulante ainda é grande problema, mas existem planos para essa questão. No dia 1º de fevereiro começa o cadastramento de todo o comércio ambulante para saber quem está regular ou irregular. A fiscalização da subprefeitura continua, mas o subprefeito não pretende trabalhar com apreensão de mercadorias e diz que vai adotar medidas preventivas. 

 

Desde julho de 2008, a fiscalização do comércio ambulante está a cargo da Guarda Civil Metropolitana, que segundo Rubens deve fazer intervenções pontuais, mas estará presente quando houver algum problema. Questionado sobre “possíveis fraudes” na fiscalização, o atual subprefeito disse que estará aberto para ouvir e apurar qualquer denúncia que apareça. “Devemos ter coragem de chegar e tomar as providências”, disse e contou ainda que não houve reposição da equipe de fiscalização afastada em 2008 por conta da “máfia dos fiscais”. Rubens não quis comentar o “acontecido”. 

 

Só para relembrar o “acontecido”

 

Em julho de 2008, 11 pessoas foram presas acusadas de integrar uma quadrilha liderada pelos irmãos Georges Marcelo Eivazian (assessor político do subprefeito da Mooca) e Felipe Eivazian (chefe dos fiscais da subprefeitura), que utilizavam a infra-instrutora da subprefeitura Mooca para a cobrança de propina de camelôs em São Paulo. O esquema foi descoberto através de uma investigação da polícia federal. Georges Marcelo Eivazian foi detido em um motel, com uma prostituta, durante o horário de trabalho e foi solto em 14 de outubro de 2008. 

 

Quando perguntado sobre a investigação da máfia dos fiscais e a soltura de Georges Marcelo Eivazian, o subprefeito simplesmente desconversou “ Por questões éticas não falo sobre o caso. E também está em andamento, então não falamos sobre isso”.

 

  http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=853&Itemid=36

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s