Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

13/10/2009 – Movimento Inclusão Já conquista brinquedos adaptados para crianças no Parque Ibirapuera – edição 112

Por Elaine Paiva

   Após quase 8 meses de luta, o Movimento Inclusão Já comemora mais uma vitória: A instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência no Parque do Ibirapuera. Segundo Valdir Timóteo, coordenador geral do Movimento, após uma reunião com o administrador do Parque, Heraldo Guiaro, em setembro, recebeu a garantia de que os brinquedos serão instalados até o final do mês de novembro desse ano. Integrantes do Movimento estiveram no parque, em fevereiro para reivindicar instalação dos brinquedos e algumas mudanças para que houvesse mais acessibilidade no parque. “Foram feitos várias correções no Parque do Ibirapuera depois das nossas cobranças”, afirmou Valdir.
O Movimento Inclusão Já surgiu no início de 2004, fundado por Valdir Timóteo, que sofreu um acidente em 2000 e ficou paraplégico. Valdir conta que sofreu muito com as limitações e a falta de respeito e acessibilidade para as pessoas com deficiência, o que o impulsionou a entrar na luta por melhorias e criar o Movimento. “Eu sentindo na carne o descaso e vendo tantas mães de crianças com deficiência sofrendo, sem nada poder fazer, disse a eles: Nós temos que nos unir e lutar contra esses descasos”, explicou.
     Atualmente o movimento conta com cerca de 1000 integrantes, entre pessoas com deficiência, familiares, voluntários e simpatizantes. E entre suas principais conquistas estão a conquista e a regularização do Atende para algumas pessoas que tinham programação de viagens e não estavam sendo atendidas e o respeito do Poder Público, o que facilita o atendimento para pessoas com deficiência em UBS próximas, para consultas e exames médicos. “Além disso, conseguimos tirar pessoas com deficiência, que viviam presas em suas casas para passeios, são pessoas de todas as idades que só conheciam o caminho de casa para o médico e muito raramente quando conseguiam ir”, diz Valdir.
    No dia 11 de outubro o Inclusão Já fará a comemoração do Dia das Crianças, no Parque do Carmo, com churrasco, bolo e doces, e conta com atrações como o grupo de dança cigana Oráculos do Sol, demonstração de capoeira adaptada  com Associação de Capoeira Expressão, representantes da UNILUZ entre outros.
    De acordo com Valdir, a luta pela acessibilidade continua e o Movimento segue a todo vapor e fortalecido a cada vitória. “Planejamos transformar o Movimento em uma associação estamos crescendo muito e precisamos de captação de recursos para abrigar nossos integrantes e desenvolver projetos culturais, além disso, desejamos conseguir um centro de fisioterapia em cada região da cidade para a manutenção da vida das pessoas com deficiência, para evitar o agravamento de seus quadros”, finalizou.

 

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1241&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s