Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

21/07/2009 – 2º Caminhada Ecológica em Cidade Tiradentes em prol da preservação da Mata Atlântica – edição 107

Por Elaine Paiva

Aconteceu, no dia 4 de julho, a 2ª Caminhada Ecológica da Escola Municipal Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, localizada no bairro de Cidade Tiradentes. O trajeto, que teve início na escola, seguiu pela Avenida dos Metalúrgicos até o Parque da Consciência Negra. De acordo com o coordenador pedagógico Samuel Firmo, o passeio, que reuniu alunos, pais e professores, é baseado em um trabalho de conscientização ambiental, para a preservação das áreas verdes do bairro. “Cidade Tiradentes é um dos poucos bairros que possuem mata atlântica, vegetação nativa. A idéia fazer com que a comunidade se conscientize e preserve essa vegetação”, explicou.

Durante a caminhada, guiados pelos professores, os alunos podem aprender na prática o que vêem na teoria em sala de aula,  “e mais do que isso: essa é uma forma de eles conhecerem o bairro onde moram. Muitas pessoas moram aqui há mais de 30 anos e não conhecem o bairro nem os nossos parques. Conhecem parques de outros bairros, mas os daqui não conhecem, contou o coordenador pedagógico Almir Bento de Freitas, que disse ainda  que a caminhada já surtiu efeitos positivos, como por exemplo o aumento do número de alunos participantes e próprio comportamento deles. “Tivemos mais de 100 alunos do ensino fundamental e médio hoje, na primeira caminhada tivemos só 50. E eles não deixam lixo nenhum pelo caminho, tudo é recolhido”, afirmou Almir.

Samuel explicou que a caminhada é o ínicio de um movimento que trará visibilidade  e crescimento para o bairro. “Nós acreditamos que Cidade Tiradentes pode se transformar em um grande pólo turístico. Se preservarmos a vegetação e ampliarmos os parques já existentes, vamos atrair cada vez mais pessoas para cá.  E ao invés de o bairro ser um lugar que todo mundo fala mal, vamos fazer com que a comunidade tenha uma percepção positiva”, ressaltou o coordenador. “Nós estamos agindo localmente, mas pensando globalmente”, completou o diretor Edgard Ferreira Jr.

A 2ª Caminhada Ecológica faz parte da 2ª Semana do Meio Ambiente que acontece entre os dias 24 e 28 de agosto na escola, com a apresentação de trabalhos produzidos pelos próprios alunos. Dentre outros projetos, a escola também trabalha na campanha para a diminuição do consumo de água e energia elétrica e o acúmulo de lixo nas calçadas. “Temos que fazer uma escola limpa para depois fazermos um bairro limpo. Nossa escola faz uma prestação de serviço, pois dentro do projeto pedagógico está pautando o tema meio ambiente” disse Samuel. “É um trabalho difícil e demorado, mas temos que ter paciência e queremos que nosso exemplo seja seguido por outras escolas”, encerrou Edgard.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1111&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s