Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

23/02/2009 – Faculdade Santa Izildinha – Formando Cidadãos – edição 97

Por Elaine Paiva

Localizada no bairro de São Mateus há 7 anos, a Faculdade Santa Izildinha surgiu – segundo Aparecido dos Santos, diretor geral da instituição – da necessidade de cursos superiores na região. “Não tínhamos nenhuma faculdade e as grandes universidades não tinham a intenção de investir  aqui”, conta. 

 

As discussões para a constituição da faculdade duraram cerca de 3 anos e muitos “torceram o nariz” para a idéia. “Alguns ‘experts’ no ensino superior diziam que não vingaria uma faculdade em São Mateus , e que não seria uma idéia bem sucedida”, relata Aparecido. Acreditando em um futuro próspero, professores e direção da escola Santa Izildinha continuaram as discussões e em agosto de 2001 iniciaram as atividades da faculdade com o primeiro curso: Pedagogia. 

 

Atualmente, a faculdade possui 7 cursos de graduação: pedagogia, história, geografia, matemática, sistema da informação, letras e administração. “Um já reconhecido pelo MEC, que é pedagogia, e os outros em fase de reconhecimento, mas todos legalizados”, explica o diretor. Além disso, a instituição oferece 3 cursos de pós-graduação: especialização em educação infantil, especialização em psicopedagogia e especialização em educação matemática. 

 

Com 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Faculdade Santa Izildinha surpreendeu os “desacreditados” e no ranking do ensino superior realizado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2008 ficou em 38º lugar entre as melhores faculdades do estado de São Paulo e em 1º lugar entre as da zona leste. 

 

 Fazendo a diferença

 Além dos cursos de graduação e pós-graduação a faculdade Santa Izildinha desenvolve projetos sociais que promovem uma integração entre os seus alunos e a comunidade. De acordo com a Profª Rita Cardoso (Coordenadora de Licenciatura da Faculdade Santa Izildinha), esse é um processo que vem desde o surgimento da instituição, em 1974, com o nome de Escola Santa Izildinha (ESI). “Procuramos oferecer aos alunos uma sólida base educacional preparando-os tanto para o presente quanto para o futuro, bem como para o exercício da cidadania”, diz. Ela explica ainda que a ampliação das atividades de escola para faculdade, oferece cursos que atendam às demandas e necessidades emergentes da comunidade na qual está inserida. 

 

Para Aparecido dos Santos, que esteve na direção da escola por 15 anos e está como diretor da faculdade desde seu início, a importância da Santa Izildinha para o bairro de São Mateus também vai além de uma simples instituição de ensino, ela também significa oportunidade. “Muitas pessoas aqui no bairro tinham um sonho de freqüentar um curso superior e nós oferecemos essa oportunidade através de parcerias que estabelecemos com algumas ONGs, ou através do FIÉS, do PROUNE”, conta. De acordo com o diretor o diferencial está em democratizar o acesso das pessoas aos cursos superiores. “Mas não é só oportunizar um curso superior, mas um curso superior de qualidade”, explica. 

 

 Nada de rostos pintados, roupas rasgadas ou cabelos cortados, na faculdade Santa Izildinha essas práticas são substituídas pelo trabalho social. 

 

Rita Arantes é responsável pelo projeto “Cada conto é um conto”, que oferece às crianças da comunidade oficinas, que acontecem aos sábados dentro das dependências da faculdade. Segundo ela, o principal objetivo do projeto é contribuir para a o desenvolvimento das capacidades infanto-juvenis de relações interpessoais, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e segurança. 

 

As atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de pedagogia, atende crianças entre 7 e 15 anos, que têm aulas de artesanato, dança, teatro, entre outros. Após os 15 anos, esses adolescentes, que também recebem aulas de informáticas, são encaminhados para estágios. “Mas isso depende muito da família, nós dependemos muito da participação e do incentivo dos pais”, explica a professora. 

 

Neste ano esse projeto foi vinculado ao trote solidário apresentado pela faculdade.  No ano passado, os alunos construíram uma brinquedoteca dentro do Hospital São Mateus e a faculdade Santa Izildinha ficou em 4º lugar no Prêmio Trote Solidário, da Câmara Municipal de São Paulo. “Este ano, queremos ficar em primeiro”, afirma Rita. “Quanto à recepção dos calouros, nós os recebemos com palestras, dinâmicas, brincadeiras. Fazemos um acolhimento”, encerra. 

 

 

Núcleo de Pesquisa

 

Coordenado pelo profº Mestre Antonio Carlos de Souza, o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Assessoria é outro diferencial da faculdade Santa Izildinha. De acordo com o professor, o núcleo surgiu em 2005 e o objetivo é vincular a pesquisa ao ensino e ampliar horizontes. 

 

Todos os professores da instituição recebem ajuda de custo para cursos de mestrado e doutorado. “A idéia é que esses professores retribuam à faculdade, trazendo suas pesquisas de mestrado ou doutorado para cá e também desenvolvam novas pesquisas”, afirma o professor. “Vale destacar que as ações dos cursos estão voltadas para o processo de produção científica aplicada que constituem o alicerce da ação pedagógica. E o estudante contará também com a possibilidade de aprofundamento acadêmico por meio da constituição de grupos de pesquisa em espaços autônomos concretizados pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Assessoria (NUPEA), constituído este como setor responsável pelo desenvolvimento da pesquisa na Faculdade Santa Izildinha (FIESI)”, completa Rita Cardoso. 

 

Atualmente o núcleo conta com 4 grupos de pesquisas que envolvem alunos e de acordo com Antonio Carlos, a intenção da faculdade Santa Ilzidinha não é só disseminar conhecimento e sim criá-los. “Pretendemos nos tornar um núcleo de pesquisa efetivo na região. É uma tarefa grande para uma instituição pequena, mas a gente é um bocado atrevido”, conta Antonio. 

 

 

Um estágio solidário

 

No ano passado a Faculdade Santa Izildinha desenvolveu um projeto junto à escola Valentim Carra. Dentro desse projeto, alunos de letras e pedagogia oferecem oficinas aos finais de semana para os alunos do fundamental 1 da escola. Dentro das oficinas os alunos aprendem trabalhos com papel marchê, contadores de história, música, jogos, entre outros. 

 

Os alunos que participam das atividades, além de receber descontos nas mensalidades, também ganham horas de estágio, porém, segundo José Roberto Vaz da Costa (Aluno do 4º ano de letras e coordenador do projeto), o trabalho vai além disso: “Esse projeto me trouxe mais responsabilidade, mais visão social. Universitários geralmente são muito orgulhosos e com essas crianças, aprendemos que podemos ajudar cada vez mais e mais”, diz e conta ainda que a faculdade já desenvolve projetos para esse ano. 

 

  

 

  

 

 

Educando o olhar

 

 Cinema e Educação. Filmes utilizados de forma didática para a educação de jovens e crianças. De acordo com Roberto Abadio (aluno do 4º ano de pedagogia e coordenador do projeto), esse é o objetivo do projeto Cine Educação criado em 2003. “A idéia é desenvolver um segundo olhar sobre o filme, para que os alunos desenvolvam um olhar mais crítico e façam uma ligação entre o filme e a realidade na qual estão inseridos. 

 

As sessões, que são abertas ao público, acontecem na própria faculdade e são sempre seguidas de palestras e debates. No ano passado os alunos também apresentaram o cine educação no CEU São Rafael e no Conjunto Residencial Santa Bárbara. “É um trabalho muito bom e aqui eu me sinto em casa. A filosofia da Santa Izildinha vai muito de encontro com a realidade social”, finaliza Roberto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Seja o primeiro a comentar este artigo.

 

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=879&Itemid=38

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s