Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

27/11/2009 – Faz mal a saúde praticar esporte na Radial Leste – edição 115

 

 
Exercícios Aeróbicos, como corridas, caminhadas e bicicletas são muito recomendados aos que querem entrar em forma e ter uma vida saudável, pois além dos benefícios estéticos para o corpo, atuam na melhora do sistemas respiratório e cardiovascular. Porém tão importante quanto a escolha do exercício correto é a escolha do lugar certo para a pratica do mesmo e lugares com grande concentração de oxigênio e áreas verdes, como parques e praças são sempre a melhor escolha.
Uma opção em constante crescimento, na cidade de São Paulo, é a ciclovia. Desde 2005, 14 quilômetros de ciclovias foram construídos na capital e existem 19 quilômetros em obras. Os chamados Caminhos Verdes construídos pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente em parceria com o metrô são um exemplo. Instalados na Radial Leste, entre as estações de metrô Tatuapé e Vila Matilde, a ciclovia possui 6 quilômetros de extensão. Mais 6,2 quilômetros serão construídos e a ciclovia interligará oito estações da Linha Vermelha, da estação Tatuapé à Corinthians-Itaquera e a obra completa custará R$ 9 milhões.
Essas obras, segundo dados da prefeitura visam garantir a segurança de ciclistas e pedestres mantendo-os separados porém ao lado do fluxo de veículos. Boa opção para a segurança, mas questionável na questão bem estar físico, já que a Avenida Radial está entre as maiores em fluxo de veículos e gases poluentes, o que contribui para a má qualidade do ar.
     A questão é: Os Caminhos Verdes são ou não apropriados para a prática de exercícios físicos, como caminhada, corrida e ciclismo? O Fato Paulista ouviu a opinião de alguns médicos sobre a questão.
Draúzio Varela
Caminhar em vias muito movimentadas expõe os pulmões aos malefícios da  poluição. Agora, esse malefício é incomparavelmente menor do que o de fumar  um maço de cigarros.

Dr. Jacinto Reyes
    As proximidades da via pública não lugar para se praticar exercícios físicos. O ideal é que se faça lugares com grande quantidade de oxigênio, como parques ou locais com áreas verdes. Eu falo isso como médico de esportes.

Dr. Soler
    Caminhar em locais com muito fluxo de veículos pode causar infecções respiratórias. Deve-se procurar lugares com boas condições de ar, como por exemplo o Parque do Carmo, em nossa região.

Dr. Jorge Isaac
    Não tem como escapar de gases poluentes em São Paulo. Exercício físico é bom em qualquer lugar, pois melhoram o condicionamento físico. É claro que é muito mais adequado que esses exercícios seja feitos em parques ou lugares com grande concentração de áreas verdes.

Dr. José Alberto Neder – Médico Pneumologista e Professor Titular da Disciplina de Pneumologia da Unifesp
    É bom ressaltar que qualquer exercício é melhor que nenhum exercício. Porém a oportunidade de se fazer isso em lugares adequados é sempre boa. Praticar atividades como caminhada, corrida, etc, em lugares com grande fluxo de veículo trás um série de problemas como o asma, irritações, como rinite alérgica, além dos problemas cardiovasculares, devidos à poluição urbana. Principalmente em locais com muitos semáforos, onde os carros ficam parados por algum tempo. Atividades físicas devem ser feitas bem longe de locais com grande concentração de veículos.

 
 

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1311&Itemid=34

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s