Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

01/02/2010 – CDC Cidade Satélite Santa Bárbara atende mais de 200 crianças no projeto Clube Escola – edição 118

Por Elaine Paiva

 Após 2 anos de luta no bairro de São Mateus, o CDC (Clube da Comunidade) Cidade Satélite Santa Bárbara começa a atingir seus objetivos. “Quando assumimos aqui, estava tudo abandonado e não tinha nenhuma infra-estrutura. Começamos do zero e com a ajuda da comunidade e dos diretores começamos a fazer algumas coisas. Poucas coisas perto do que a comunidade precisa, mas muitas para apenas dois anos de trabalho”, contou Inocêncio Cairo Machado Cruz (Presidente do CDC há dois anos).
  Inocêncio Cairo explicou que o espaço havia sido reformado pela Prefeitura, porém a maior parte da obra teve que ser refeita. “Nós construímos mais banheiros, vestiários, arrumamos a quadra de bocha e estamos refazendo a quadra de futsal, que será uma quadra poliesportiva”, disse.
            Em dezembro de 2009, o CDC foi contemplado com o Clube Escola, programa da prefeitura que visa a extensão das atividades diárias dos jovens da rede pública de ensino, a partir de uma variada programação esportiva, recreativa, cultural e gratuita. “A proposta é que uma Ong seja responsável pelo projeto, recebendo os recursos e repassando para uma entidade, preferencialmente um CDC, para que dê andamento ao trabalho. Essa ong contrata os professores, pessoas para a parte administrativa, fornece merenda e ajuda para a manutenção do espaço e uniformes. E nós entramos com o espaço”, explicou o presidente.
            Com dois meses de programa, o trabalho feito pelo CDC Cidade Satélite Santa Bárbara em parceria com o CIAP (Centro de Integração e Apoio Profissional), já atende mais de 200 crianças da comunidade. E as inscrições continuam para jovens entre 5 e 17 anos. “A nossa meta é atingir 400 jovens nos próximos 40 dias, depois que a quadra for inaugurada” afirmou Inocêncio.
            De acordo com Maria de Fátima, integrante da diretoria do CDC, em 2005 um projeto semelhante já havia sido feito pela Arca de Noé, umas das entidades esportivas que dirigem o CDC e da qual ela e Inocêncio já fazem parte ha mais de dez anos. “Nós pagávamos os professores com dinheiro do nosso próprio bolso. A prefeitura nos doava a merenda. Tínhamos uma equipe pequena, mas conseguimos atender durante um tempo mais de duzentas crianças. Porém o recurso era pouco e tivemos que parar”, contou Maria de Fátima, que disse se sentir feliz pela conquista do Clube Escola, que traz de volta a possibilidade de retomar o trabalho interrompido. “E agora temos patrocínio”, brincou.
            Para o ano de 2010, a diretoria do CDC pretende concluir a reforma da quadra poliesportiva, que está fazendo com recursos próprios; reconstruir o alambrado do campo de futebol. Ocupar o espaço de areia localizado na parte de trás do CDC para futebol society; E por último, construir um salão de festas. “Passaremos esses projetos para a nova diretoria. Espero que ela tenha o mesmo pensamento. Estou feliz com a gestão que fizemos. Pegamos a diretoria com prejuízo e vamos entregá-la com verba. Acho que fizemos um bom trabalho”, encerrou Inocêncio Cairo, que termina a sua gestão na presidência do CDC em março desse ano.
 CDC –             Cidade Satélite Santa Bárbara
Avenida Satélite, 613 – São Mateus
Fone: 6593 -6782
Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1372&Itemid=40

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s