Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

07/04/2010 – Monotrilho: “Bondinho da Disney – Não, a Zona Leste quer metrô” – edição 122

Por Elaine Paiva

No dia 22 de março, lideranças do PT e do PC do B reuniram-se em uma assembléia na Câmara Municipal, junto à população para discutir o projeto do Monotrilho, escolhido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura para ampliar o sistema de transporte público da cidade de São Paulo. O projeto, que deve substituir o metrô em regiões mais carentes de transporte será implantado sem testes prévios e sem a aprovação da população.

 O monotrilho é um sistema de trens de média capacidade que utilizam pneus e trafegam em vias elevadas. Atualmente, o modelo é usado em vários países, com custo de implantação menor que do metrô convencional (subsolo), porém mais caro que o de um corredor de ônibus. O modelo também é utilizado em parques de diversões como o da Disney, nos Estados Unidos.
Ainda não testada no Brasil, a tecnologia será implantada na cidade de São Paulo. A licitação para execução e instalação do projeto de ampliação da Linha 2 – Verde do Metrô, através do monotrilho, no trecho Vila Prudente-Cidade Tiradentes, foi lançada em outubro de 2009 e desde então tem causado rejeição por parte da população local, que não se conforma em ter em seus bairros o monotrilho ao invés do – tão prometido nas eleições – metrô.
  Em forma de protesto, a população lotou o auditório Prestes Maia (na Câmara) com cartazes de repúdio à implantação do projeto. Com o grande número de presentes, a assembléia logo teve de ser transferida para o Plenário, onde se estendeu por cerca de 5 horas.
   De acordo com Marcos Kioto (mestrando em transporte sobre trilhos), o projeto está sendo erroneamente implantado na zona leste, pois não atende as demandas da região, as quais seriam supridas pela implantação do metrô, como o número excessivo de passageiros e a segurança dos mesmos, já que ainda não foi testado um método de evacuação dos trens em casos de acidentes. “Não é um método seguro, tem baixa capacidade de transporte, mas pode ser utilizado como complemento para o metrô, nunca para substituí-lo”, disse.
O deputado estadual Adriano Diogo chamou o prefeito Kassab e o governador Serra de “uma dupla de farsantes”. “Eles querem fazer estaçõezinhas de monotrilho antes das eleições para dizer que construíram algo na cidade. A linha Tiradentes – Vila Prudente já estava licitada para o metrô. Não há nada mais farsante do que esse monotrilho”, esbravejou.
   Lideranças dos bairros de São Mateus e Cidade Tiradentes definem o projeto como um ato de discriminação, além de uma propaganda enganosa. “Eles estão anunciando o metrô na Cidade Tiradentes e vão implantar o monotrilho. Isso uma é propaganda enganosa. É marketing eleitoral. Também não entendemos por que merecemos tratamento diferente das outras regiões. A população do Morumbi e do Anália Franco tem que andar de metrô e nós temos que andar de ‘bondinho da Disney’, queremos o que nos foi prometido. Nas eleições, votamos pelo metrô”, disse Hamilton Clemente Alves (coordenador do Movimento Ambiental Cultural e Ecológico de São Mateus). E foi apoiado pelo coordenador geral da Agência Nacional de Petróleo de São Paulo Alcides Amazonas, que completou: “Temos que ir para cima e fazer cumprir o que o povo escolheu nas urnas”.
Opiniões diversas foram expressas durante a assembléia (ver Box), porém todas com o mesmo significado: A zona leste não quer o monotrilho. De acordo com o vereador João Antônio serão marcadas novas assembléias e esse conjunto de ações será transformado em uma cartilha que será publicada pela Câmara Municipal.

REPERCUSSÃO

“O monotrilho é uma propaganda enganosa que veio em época eleitoral. Uma idéia que foi construída da noite para o dia, quando o metrô já estava licitado. Um ‘carrinho da Disney’, que não tem segurança nenhuma. Não queremos ser cobaias para campanha eleitoral. Temos recursos para construir o metrô”. Vereadora Juliana Cardoso

“Precisamos tratar diferente a forma de lidar com a mobilidade da cidade de São Paulo. Nenhuma cidade consegue existir sem uma boa mobilidade urbana. Muitos governos vêm tornando a cidade inviável. Temos uma ineficácia política no transporte”. Marcos Bicálio (Presidente da Associação Nacional de Transporte Público)

“O que acontece se os passageiros precisarem sair do trem do monotrilho com urgência? Vão pular de para-quedas? Já fizemos questionamentos sobre a segurança do monotrilho, mas não recebemos nenhuma resposta por parte do Governo do Estado”. Hamilton Clemente Alves (Coordenador do Movimento Ambiental Cultural e Ecológico de São Mateus)

“Se tem uma coisa que o Kassab não gosta de ouvir é o povo e os trabalhadores. Eles vão usar a população como cobaia para construir algo que ainda não foi nem testado. Agora, só não sabemos para atender os interesses de quem”. Wagner Fajardo (Representante da Federação Nacional dos Metroviários)

“Não temos uma capacidade técnica para avaliar o monotrilho. Não há uma opinião formada sobre uma coisa que eles já estão dizendo que vão implantar. No plano de governo apresentado para a cidade não tinha monotrilho, tinha metrô”. Vereador Netinho de Paula

“O problema de transporte não é falta de conhecimento. O problema é que quem comanda essas ações não tem compromisso em mudar a situação para melhor. Nós temos uma política de proíbição que sempre desfavorece os mais pobres, mas temos que forçar uma solução coletiva”. Vereador Jamil Murad

“Precisamos lutar para que o transporte volte a ser um direito do cidadão e precisamos adequar cada projeto à sua demanda e o monotrilho não atende a demanda da zona leste”. Vereador Elizeu Gabriel

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1474&Itemid=34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s