Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

10/06/2010 – Moto-assaltos aterrorizam moradores do Itaim Paulista – edição 126

No início do mês de abril, o coordenador de telemarketing Adilson Rodrigues caminhava com mais dois amigos pela rua Tapuirana, no bairro do Itaim Paulista. Após acessar a agenda de seu celular na busca de um número de telefone, foi abordado por dois indivíduos em uma moto. “Eles sacaram uma arma e pediram meu celular”, contou. Com o susto, um dos amigos de Adilson fugiu. Um dos bandidos chegou a apontar a arma, mas não atirou, fugindo em seguida.Durante o mesmo mês mais duas vítimas foram assaltadas nas proximidades: A estudante Priscila da Silva, que teve sua bolsa roubada pelos motoqueiros, quando passava pela rua Jaci Vieira; e o taxista Agnaldo Loureiro que por duas vezes foi abordado no semáforo do cruzamento da rua Itajuibe com a avenida Marechal Tito. “Na primeira levaram meu dinheiro, na segunda, levaram meu celular”, explicou Agnaldo.

            Os quatro assaltos ocorreram entre às 21h e 23h, mas a ação dos bandidos não tem hora certa para acontecer. Prova disso é a técnica em leitura de água Aline Elen, que foi abordada pelos motoqueiros por volta das 10h na divisa entre Itaim Paulista e Ferraz de Vasconcelos, enquanto fazia seu trabalho, e teve todo o seu equipamento roubado.

            “O roubo realizado por indivíduos utilizando moto aumentou não só no Itaim Paulista, mas na cidade de São Paulo inteira, em virtude desse trânsito caótico. A moto é um veículo que facilita a fuga. Eles podem fugir rapidamente entre os carros”, explicou Carlos Henrique Ruiz (delegado plantonista do 50º DP, do Itaim Paulista), segundo ele, esse tipo de assalto é, na maioria das vezes, realizado por usuários de drogas e em dupla: “O garupa é quem aborda a vítima e o outro é encarregado de dar a fuga”, disse.

            Com exceção da técnica em leitura, nenhuma das vítimas registrou boletim de ocorrência, o que dificulta a ação da Polícia. “Precisamos do boletim, pois assim nós da Polícia, fazemos o levantamento dos locais onde estão acontecendo esses crimes para que sejam feitas algumas diligências através da equipe de investigação coibindo a ação desses criminosos”, ressaltou o delegado.

            De acordo com dados da Polícia, esse tipo de crime acontece muito em época de pagamento e além de dinheiro os objetos mais roubados são celulares, relógios, e equipamentos eletroportáteis como m4 e ipods, entre outros.

            O delegado Carlos Henrique Ruiz afirma que a Polícia está equipada para combater os moto-assaltos e pede que o cidadão auxilie na prevenção. “A prevenção dos crimes é feita pela Polícia Militar, que também dispõe de motos para fazer a abordagem desses indivíduos. As pessoas também devem contribuir evitando comentar que estão transportando valores ou que vão sacar alguns valores. Sempre indo acompanhadas quando for a uma agência bancária. E evitando ostentar objetos de valor ou atender celular na rua, o que acaba instigando aquele que quer cometer o crime, então, nós temos que tirar a oportunidade deles”, finalizou.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1552&Itemid=36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s