Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

22/03/2010 – Idealizador do site Urbanias visita o Fato Paulista e é entrevistado pela comunidade – edição 121

Idealizado por Ricardo Joseph e alguns amigos, o site Urbanias é um portal de cidade e cidadania na internet que divulga informações de interesse público como: rotina de moradores, informações de trânsito, problemas nos bairros, meio ambiente e vida política. De acordo com o Idealizador Ricardo, é um espaço para que cidadãos, Ongs, associações, meios acadêmicos, empresas e governo se encontrem para discutir e resolver temas relevantes. No dia 6 de marco, o Fato Paulista recebeu Ricardo Joseph,  que esclareceu para a comunidade tópicos como: funcionamento e benefícios do site Urbanias para a população.
Auberano da Cruz (Presidente da SABQNO – Sociedade Amigos do Bairro Quinze de Novembro) – Eu entro no Fale Conosco da Prefeitura, faço perguntas e reclamações e nunca recebo nenhuma resposta. Como funciona isso no site do Urbanias?
Ricardo – A pessoa publica o pedido ou reclamação em nosso site. Nós aguardados que outras pessoas vejam a publicação e se articulem para resolver o problema ou para cobrar uma resolução. Quando há uma demanda grande para a mesma reclamação, nós a enviamos para o órgão competente. Assim que obtivermos uma resposta do órgão competente, seja ela negativa ou positiva, encaminhamos diretamente para o e-mail da pessoa que fez a reclamação e também publicamos no site. Ficamos sempre “encima” cobrando uma resposta e a pressão também se dá pelo número de pessoas cobrando no site.

Doquici Iwama – (Associação de Moradores do XV de Novembro) – Você fala do Urbanias como se ele fosse uma espécie de vereador, que faz uma ponte entre a população e os órgãos públicos?
Ricardo – Mais ou menos. A diferença é que o cidadão pode acompanhar a evolução do caso e o que está acontecendo com a sua reclamação. E as pessoas podem se articular para que essa reclamação ganhe peso.

Robério de Brito (Assessor do vereador Chico Macena) – Como o Urbanias pode contribuir para que os projetos de esportes nas comunidades sejam expandidos?
Ricardo – O esporte tem muita importância para a formação e saúde das crianças, mas tudo se consegue através de luta, porém são muitas as dificuldades. Os bairros têm que se organizar e também atuar junto aos subprefeitos. E a idéias do Urbanias é participar divulgando essas ações. Se tem muita gente no nosso site se articulando e brigando pela mesma causa, a Prefeitura responde mais rápido, pois o assunto fica em evidência.

Wilson da Cruz – (Integrante da SABQNO – Sociedade Amigos do Bairro Quinze de Novembro) – Acho ótimo o trabalho do Urbanias. Só que não é todo mundo que tem acesso à internet, isso é ruim principalmente para as pessoas mais carentes. Não há outra forma de fazer essas articulações?
Ricardo – O número de acessos à internet tem crescido a cada dia, com as lan houses e os telecentros, mas eu sei que o acesso ainda não é universal, por isso nós podemos incorporar nossas demandas para outros formatos sim. O Urbanias é apenas mais uma ferramenta para auxiliar nas articulações já existentes. O mundo virtual não atende todo mundo ainda, mas oferece muitas possibilidade de divulgação para as demandas da população.

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1439&Itemid=36

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s