Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

14/01/2010 – Caravana de Proteção Animal atende animais afetados pelas enchentes em São Luiz do Paraitinga

A Anclivepa-SP (Associação dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Estado de São Paulo), representada pelo seu diretor de Bem Estar Animal, o veterinário Wilson Grassi, em parceria com algumas Ongs de proteção animal, entre elas o Clube dos Vira-Latas e a Tribuna Animal, esteve no dia 10 de janeiro, na região central da cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, para dar atendimento veterinário gratuito aos animais afetados pelas enchentes acontecidas na região no início de janeiro.

As fortes chuvas devastaram a cidade e em um abrigo de cães e gatos, foi relatado o desaparecimento de 77 cães, além da morte por afogamento de 80 gatos que estavam trancados em um gatil. Muitos cães se salvaram subindo para regiões mais altas da cidade e com a baixa das águas estão voltando, mas muitas vezes não têm para onde voltar nem quem os alimente. “Na hora em que as águas sobem, cada um pensa primeiro em si e em seus filhos (o que é compreensível), depois tenta salvar móveis e documentos, e por último seus animais. Muitos os deixam para trás. Ou porque não deu mesmo, ou porque eram ‘apenas’ animais”, relatou o diretor de Bem Estar Animal, Wilson Grassi.

Cerca de 40 animais foram atendidos e tratados das enfermidades mais urgentes, além disso, receberam vacinação contra leptospirose e doação de ração. De acordo com o veterinário Wilson Grassi, a ação, que chamou de Caravana de Proteção Animal é uma questão de Saúde Pública. “Além do sofrimento dos animais, existem também os riscos à saúde pública, por conta das doenças que podem ser transmitidas por esses animais doentes”, disse o veterinário que fez críticas ao poder público. “Os animais não fazem parte das preocupações do poder público, embora este mesmo governo não abra mão do alto ICMS que cobra nas rações, do ISS que cobra dos veterinários, nem dos impostos sobre o comércio de medicamentos e vacinas para pets”, protestou.

 Apesar da tristeza da situação de presenciar uma cidade em ruínas, o ponto alto visita da Caravana de Proteção Animal foi quando a protetora de animais Sheila de Freitas, após ouvir notícias de que havia um gato ainda vivo entre os escombros, pulou as faixas de contenção e desobedecendo as ordens policiais, entrou em uma casa interditada, destruída e prestes a desabar e não saiu de lá até que encontrasse e resgatasse o sobrevivente, diante da grande torcida que aguardava apreensiva.

https://legalmentenegra.wordpress.com/wp-admin/post-new.php?post_type=page

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s