Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

24/04/2010 – Tripoli, Grassi e Conde realizam mutirão de castração em São Luiz de Paraitinga

Por Elaine Paiva

            No último dia 16, a cidade de São Luiz do Paraitinga, ainda se recuperando dos estragos causados pelas chuvas do início de 2010, foi contemplada com mais uma ação solidária: O mutirão de castração. A ação, organizada pelo Deputado Ricardo Tripoli e pelos veterinários Wilson Grassi e Fernanda Conde, reuniu uma equipe de 12 profissionais voluntários para atender os animais região.  “Essa ação é extremamente importante. São Luiz do Paraitinga foi destruída por enchentes de proporções inimagináveis e é um local onde se encontram muitos animais abandonados, e nada melhor do que um projeto de castração dessa dimensão feito pelo Dr. Wilson Grassi e essa equipe de voluntários, para ajudar no controle reprodutivo dos cães e gatos desta região. É um projeto importante, que vai de encontro ao nosso Código Estadual de Proteção dos Animais e ao Projeto de Lei Federal de Proteção aos Animais

”, explicou o Deputado Ricardo Trípoli.


Grassi e Conde operando no centro cirurgico improvisado
 

As marcas da tragédia, na cidade, ainda são visíveis, porém o progresso na recuperação das casas destruídas também é grande e através da solidariedade de muitos brasileiros, os moradores conseguem aos poucos recuperar o que perderam. Os animais, pouco lembrados em tragédias desse tipo, foram as maiores vítimas das chuvas na cidade. Muitos morreram, e os que conseguiram fugir e escapar das águas acabaram perdendo seus lares, se tornando cães de rua. Porém a solidariedade dos moradores de São Luiz do Paraitinga foi maior do que a tragédia. E muitos deles, mesmo os que perderam a maioria de seus pertences, acolheram em suas casas os animais que ficaram pelas ruas. “Essa é uma característica peculiar de São Luiz do Paraitinga, em momento algum os moradores pensaram em descartar esses animais, mesmo com as dificuldades. E nós entramos com a castração para tornar a vida desses animais e dessas famílias mais tranquilas”, observou a protetora de animais e voluntária do mutirão Ana Nery. “O mutirão de castração foi um grande benefício para nós. A maioria dos moradores é carente ou está carente por conta das enchentes e não teriam como pagar por uma cirurgia de castração, que custa em torno de R$ 200 ou R$ 300.”, completou Eva Wilma Siqueira (Presidente da Associação Protetora dos Animais de São Luiz do Paraitinga).

 


Tripoli instrui a equipe antes do início do trabalho

 

De posse de medicamentos e materiais devidamente esterilizados, a equipe do Dr. Wilson Grassi chegou à cidade por volta das 9h30. A clínica improvisada foi montada na Sede da Associação de Moradores e Amigos do Bairro do Cruzeiro. Todos os animais passaram por uma avaliação feita pelos veterinários Leandro Alves  e Marcelo Teixeira e foram castrados pelo veterinário Wilson Grassi, que já realizou mais 5 mil cirurgias de castração e pela veterinária Fernanda Conde que já se tornou uma especialista em mutirão de castração. “Eu já participei de uns 50 mutirões e já castrei mais de 15 mil animais. Queremos atender o maior número de animais possíveis e deixar a cidade contente com o nosso serviço. Temos que pensar nas pessoas, mas temos que pensar também nos animais, essa é a nossa parte”, afirmou Fernanda.

 


População aguardando atendimento

 

Além da clínica Wilson Grassi, o mutirão de castração em São Luiz do Paraitinga contou com o apoio do Clube dos Vira-latas, da Tribuna Animal, representada por Altina Mabellini, da Associação Protetora dos Animais de São Luiz do Paraitinga e da ONG Quintal de São Francisco, representada pela presidente Ângela Caruso, que elogiou a ação: “Eu faço Mutirão de Castração na cidade de São Paulo, há pelo menos 10 anos, já participei de centenas e só com a minha equipe já castrei mais de 35 mil animais. Estou muito feliz de participar de mais um mutirão e acho que essa é uma grande iniciativa do Deputado Ricardo Trípoli em parceria com o Dr. Wilson Grassi”, comentou Ângela.

 

Lili, após a cirurgia
 

De acordo o veterinário Wilson Grassi, o resultado do mutirão foi totalmente satisfatório. Segundo ele, a idéia é que essa não seja uma ação isolada e sim que se espalhe por todo o Brasil. “Nós queremos mostrar para outros profissionais veterinários, que é possível fazer esse tipo de ação da melhor forma, seguindo todas as normas técnicas e todas as regulamentações. Queremos que a partir daqui muitas ações desse tipo sejam realizadas pelo interior do Estado, pois na capital já é rotina.”, finalizou o veterinário.

Ao final do mutirão, todas as famílias receberam medicamentos e orientações sobre o pós-operatório de seus animais. O mutirão de castração de São Luiz do Paraitinga será transformado em um vídeo documentário que, em breve será publicado nos sites: www.wilsonveterinario.com.br e www.rede.tripoli.com.br.

http://www.wilsonveterinario.com.br/index.php?/O-que-ando-fazendo/24042010-tripoli-grassi-e-conde-realizam-mutirao-de-castracao-em-sao-luiz-de-paraitinga.html  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s