Legalmente Negra

Just another WordPress.com site

10/10/2008 – Avenida Celso Garcia – Operação Urbana ou Corredor de Ônibus? – edição 90

 
O engenheiro urbanista Vagner Landi fala sobre seu projeto de revitalização para a Avenida Celso Garcia e faz criticas ao corredor de ônibus do prefeito Gilberto Kassab

De acordo com o engenheiro urbanista Vagner Landi, (foto)no próximo ano o foco principal dos urbanistas da zona leste, será em torno da importante ligação entre o centro da cidade e a zona leste envolvendo os bairros do Brás, Mooca, Belém, Tatuapé, Penha, Itaim Paulista e São Miguel. Vagner tem um projeto de revitalização urbana para a Avenida Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga, que segundo ele deve proporcionar ao comércio local uma significativa valorização, além do aumento potencial construtivo dos imóveis, abrindo espaços para estacionamentos, aberturas de vias e desapropriações locais, melhorando a qualidade de vida e o índice de áreas verdes.

O engenheiro fez críticas ao prefeito de Gilberto Kassab, por conta do projeto de um corredor de ônibus nas avenidas Celso Garcia, Amador Bueno e Avenida São Miguel, antes que seja feita uma operação urbana, esta, segundo ele, prevista no Plano Diretor da prefeitura de São Paulo. “Fazer um corredor de ônibus onde está previsto uma operação urbana é o mesmo que mandar um alfaiate pregar os botões no tecido antes de cortá-lo”, justifica Landi.

A obra deve custar cerca de R$ 800 milhões e segundo informações da Prefeitura, a passagem exclusiva de coletivos terá 27 quilômetros, entre os terminais Dom Pedro II e Itaim Paulista e deve atender cerca de 500 mil pessoas nas regiões da Penha, Tatuapé, Brás, São Miguel e Itaim Paulista. A viagem de ônibus seria reduzida de duas horas e meia para 40 minutos. Além disso, seriam criadas passagens subterrâneas e viadutos, que eliminariam os cruzamentos, aumentando a velocidade dos ônibus, que só parariam nos pontos. Um corredor virtual foi montado há oito meses e alguns testes apontam a possibilidade de construção de faixas para ultrapassagem nos horários de pico.

Landi argumenta que muitos imóveis ao redor da Avenida Celso Garcia estão deteriorados e não trazem nenhum beneficio aos cofres públicos e sendo demolidos darão espaço para o alargamento substancial em pontos estratégicos da avenida, o que possibilitaria maior fluidez do tráfego. “O atual projeto é apenas um corredor de ônibus, deixando os automóveis de lado. Hoje não podemos em hipótese alguma pensar apenas nos ônibus e sim nas motos, automóveis e acessibilidade para os pedestres, pois este atual projeto é muito pobre e não teve a participação em audiências públicas das comunidades”, diz o engenheiro.

Para Vagner Landi, a implantação de um corredor de ônibus deve impedir o desenvolvimento da região, já que obstruiria a passagem de carros e atrapalharia o comércio, enquanto, a operação urbana deve atrair nos empreendimentos para a avenida que segundo ele está em decadência. “A importância de uma operação urbana é o retorno do investimento rápido para os cofres públicos com a arrecadação de IPTU dos novos empreendimentos, pois o Potencial Construtivo para as quadras de imóveis onde a ela atinge aumenta para quatro vezes a área do lote trazendo Hospitais, Faculdades, grandes lojas e restaurantes ao redor da avenida revitalizando e ressuscitando Celso Garcia”, “Abaixo o corredor de ônibus. Vamos lutar pelas operações urbanas e incluir os corredores de ônibus dentro delas e não elas dentro dos corredores de ônibus. Essa é uma típica obra para arrecadação de fundos para bolsos alheios”, encerrou.

A conclusão da obra está prevista para o final de 2010

 

http://www.fatopaulista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=723&Itemid=36

Um pensamento sobre “10/10/2008 – Avenida Celso Garcia – Operação Urbana ou Corredor de Ônibus? – edição 90

  1. Olá Elaine,esqueceu de mim !!!
    Achei seu Blog,muito legal
    abs….Vagner Landi
    http://engvagnerlandi.wordpress.com/

Deixe um comentário